Exú, Exu, Eshu, Eshou -
Vodum bzw. orixá bei
den Nago, der Legba entspricht; wird als Götterbote, Teufel, Totenbegleiter und Wächter
der Kreuzwege verstanden; seine Statuen sind durch groß Phalli gekennzeichnet; vgl. auch Zomadonu;
in Miami existiert ein Pendant (vgl. u.a. Xango 26f.; Xango 83, 104, 114,
Petersilie 387, vgl. Mina 79, Mina 174, Explosion 72, 341, 535f.); zu ihm gehört
der Hahn (Augel 12); "Im traditionellen Candomblé
keine Gottheit, sondern Botschafter der Gottheiten und Vermittler zwischen
ihnen und den Menschen. Übt wichtige und widersprüchliche Funktionen aus:
vermittelt Botschaften, öffnet die Wege für ein gutes Einvernehmen zwischen
Menschen und Überirdischen, schützt und bestraft. Er wird geachtet und gefürchtet.
In der Umbanda wird Exu immer stärker
mit der christlichen Vorstellung vom Teufel gleichgesetzt." (Augel II 16); "Gott der Wege, Wächter der Häuser,
Städte und Menschen" (Lühning 13); gewitzte[r] und für allerlei Streiche
aufgelegte[r] Mittler zwischen den Menschen und den Orixás" (Buettner 10); "Esu Elegbara des Yoruba,
Legba des Fon a des aspects multiples et contradictoires qui en rendent malaisé
und présentation et une définition cohérente. / Donnons rapidement ses
principales caractéristiques. / Esu
est le messager des autres Orisa, rien
ne peut ètre fait sans lui. / Il est le gardien des templies, des maisons et
des villes. / Il est la colère des Orisa
et des personnes. / Il a un caractère suspectible, violent, irascible [?], rusé,
grossier, vaniteux, indécent. / Les premiers missionaires effaouchés par
un tel ensemble l'ont assimilé au Diable et en ont fait le symbole de tout ce
qui est méchanceté, perversité, abjection, haine en opposition avec la bonté,
la pureté, l'elévation et l'amour de Dieu." (Verger 1951 109); "Eshou:
Messager divin et esprit protecteur." (Bastide 1969 565); "Exu -
intermediário entre os homens e os deuses." (Bastide
1978 286); "oyo »nation«": "Eshu (Lega Elebara) [--|] St. Peter
(Eshu the elder) / [--|] St. Anthony (Eshu the younger)" (Herskovits III
207); in Porto Alegre: "As in Africa itself, Eshu, Elebara, or Leba,
the divine trickster, is held by writers on the subject to be correlated with
the Cristian Devil, and northern Afro-Brazilians, like Africans, give this
identification unless the matter is probed further." (Herskovits III 208); "Guardião
dos templos, das casas, das cidades e das pessoas, o orixá Exu dos irorubá-nagó
(Nigéria/Benin), o vodum Legbá dos evê-fon (Benin/Togo), serve também de
intermediário entre os homens e os deuses. Por essa razão é que nada se faz
sem ele e sem que primeiramente lhe sejam feitas oferendas, para neutralizar
suas tendências a provocar mal entendidos entre os seres humanos e esm suas
relações com os dueses entre si. A ele são oferecidos bodes e galos, de
preferência pretos, e pratos cozidos em azeite-de-dendê. // De caráter irascível,
é astucioso, grosseiro, vaidoso, erótico, a tal ponto que os missionários
cristãos, assustados com essas característicias compararam-no com o Diabo.
Como personalidade ambivalente, Exu/Legbá possui seu lado bom e, se tratado com
consideração, reage favoravelmente mostrando-se seviçal e prestativo. // O
lugar consagrada a Exu entre os iorubá-nagô é constituído de um pedaço de
pedra porosa ou por um montículo de terra modelado na forma humana, com olhos,
nariz e boca assinalados com búzios. O vodum Legbá evê-fon é representado por um montículo
de terra , em forma de homem acocorado, com um enorme falo de madeira. // No
Brasil, Exu/Legbá (Mavambo, Bombojira, Cariapemba nos candomblés congo-angola)
é familiarmente chamado de Compadre, o Homem da Rua ou das Encruzilhadas, onde
suas oferendas são colocadas. Nom terreiros, o seu lugar consagrado fica ao ar
livre ou dentro de uma pequena choupana isolada denominada "a casa de Exu"
ou atrás da porta de entrada do barracão. Simbolizado por um tridente de ferro
ou por uma estátua de ferro brandindo um tridente, segunda-feira é o dia da
semana que lhe é dedicado. Suas contas são pretas e vermelhas." (Museu
Afro-Brasileiro); als seine Attribute werden im Museu Afro-Brasileiro in
Salvador / Bahia gezeigt Dreizack, Speer und Eisenphalli, darunter "Bastões
de Exu", Phalli, auf denen die Figur einer nackten Frau liegt.
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